Auditorias técnicas em Segurança Alimentar

1/outubro
Auditoria, Segurança Alimentar

Auditorias Técnicas em Segurança Alimentar são essenciais de forma a promover o bem-estar dos indivíduos e da saúde coletiva no que se refere à Regulamentação do Controle de Qualidade, à fiscalização de Vigilância Sanitária e à adequação de parâmetros que cumpram exigências legais.

Os alimentos estão presentes na vida dos seres humanos e, com o desenvolvimento científico das sociedades, aprimoraram-se os processos de promoção da saúde.

 

A prevenção de riscos e de possíveis doenças que podem ser provocados pela inadequação ao atendimento de critérios relacionados aos alimentos são questões relevantes nas políticas de segurança alimentar.

 

Os padrões de avaliação seguem recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legisladas e fiscalizadas pelos municípios, e nesse contexto, são demandadas medidas adequadas, por exemplo, de higiene, de boas práticas e de segurança dos produtos disponibilizados para consumo.

 

 

Para entender melhor o tema, continue lendo as informações a seguir.

 

O que é a segurança alimentar?

 

A alimentação segura é tema recorrente em instituições e governos nacionais e internacionais que buscam o desenvolvimento sustentável.

O conceito de Segurança alimentar pode se dividir em:

 

  1. Alicerces ao acesso dos indivíduos aos alimentos, a sua disponibilidade e ao consumo nutricional adequado;
  2. Relação com a produção, importação e armazenamento de alimentos, quanto a processos e procedimentos e pode ser afetada por fatores transitórios como instabilidade em safras agrícolas, epidemias, correta manipulação dos alimentos e crises econômicas.

 

O acesso se refere a fatores como quantidade suficiente e produção de alimentos, preços ou falta de recursos para adquiri-los. O consumo está ligado a questões nutricionais e de manipulação assim como as preferências dos consumidores.

 

O que são auditorias em segurança alimentar?

Auditorias em Segurança Alimentar são uma forma independente de levantar registros, dados e evidências quanto a políticas ou procedimentos adotados por empresas e instituições, de modo a saber se atendem a critérios legais e/ou os produtos e serviços estão em conformidade com o sistema de qualidade.

 

Entre os seus princípios, estão o da imparcialidade, objetividade e racionalidade. A atuação da auditoria permite que haja monitoramento, correção e ajustes necessários, para melhoria dos sistemas que abrangem o universo alimentar.

 

Dessa forma, mantém-se a confiança de que o consumo de alimentos é seguro.

 

As empresas são responsáveis pela qualidade sanitária de produtos e serviços, desde a boa conservação e limpeza dos estabelecimentos até as medidas de prevenção de contaminação alimentícia por agentes microbiológicos.

 

A auditoria atua para averiguar como está situação da segurança alimentar na organização.

 

Auditoria técnica

Auditorias Técnicas em Segurança Alimentar têm por função avaliar estabelecimentos, de forma a identificar fatores relacionados à adequação às normas vigentes e prevenir possíveis falhas de funcionamento.

 

Ela envolve a análise de quais produtos e serviços são oferecidos, quais matérias-primas e equipamentos são utilizados, como é a distribuição, o armazenamento e o controle. A viabilidade segura de todas essas questões afeta o consumidor, que é o destinatário dos alimentos.

 

Na averiguação interna do estabelecimento, também são considerados os funcionários, o modo de funcionamento, os fornecedores e a documentação exigida para que o local esteja em operação.

 

Na auditoria técnica é produzido um relatório imparcial que atestará a situação do estabelecimento, ou seja, se está de acordo com as exigências esperadas, bem como a necessidade de adaptação e correção de medidas para prevenção dos riscos de contaminação.

 

Auditoria interna

A auditoria interna é exigida pela legislação, que tem entre seus critérios os seguintes:

 

  • A auditoria deve ser realizada em intervalos regulares e planejados, de acordo com um cronograma, considerando resultados anteriores;

 

  • É necessária a definição de critérios, escopo, frequência e método; ou seja, como será a auditoria e a classificação adotada de forma que a organização faça uma avaliação crítica para melhoria contínua;

 

  • O trabalho dos auditores deve ser objetivo e imparcial;

 

  • Os procedimentos devem ser documentados e a empresa deve estar a par de responsabilidades, planejamento e manutenção dos registros; o auditado não pode ter dúvidas quanto ao processo;

 

  • O responsável pela área auditada deve garantir que as ações demandadas sejam executadas de forma célere, para estar em conformidade às normas, após a investigação das causas.

 

 

Por que realizar uma auditoria técnica?

A realização de Auditoria Técnica em Segurança Alimentar é imprescindível para a continuidade operacional do estabelecimento e demonstra o compromisso com a segurança de políticas relacionadas ao setor de alimentos.

 

Além disso, permite que o consumidor tenha confiança em frequentar o local e em desfrutar de seus serviços, ao adequar processos para que estejam de acordo com os protocolos legais e governamentais para atuação no mercado.

 

Portanto, a auditoria técnica é uma ferramenta de gestão que permite que sejam identificadas não conformidades antes que o consumidor ou fiscais externos identifiquem antes mesmo das ações do estabelecimento. Ela faz um diagnóstico, antecipando informações quanto problemas presentes nos pontos de alimentação e evita que a operação do negócio esteja em risco.

 

Para realizar auditorias técnicas em segurança alimentar no seu estabelecimento, entre em contato com a nossa assessoria especializada da Controlare para avaliarmos o seu caso!

 

Tenha sua operação acompanhada constantemente, A Controlare Assessoria em Segurança Alimentar atua a 12 anos com o objetivo de auxiliar os estabelecimentos a estarem adequados às normas de Vigilância Sanitária, em âmbito nacional.

 

Entre em contato e saiba mais.

controlare@controlare.com.br

11 99633 5998 (whatsapp)

11 3828-2400