Quais as possíveis consequências ao consumir um alimento vencido?

Quando o assunto são alimentos vencidos, cada pessoa tem uma opinião diferente a respeito. Enquanto uns jamais considerariam comer um alimento fora da validade, outros abrem exceção dependendo de qual seria esse produto.

Além do mais, algumas pessoas consideram que se um produto estiver congelado e passe da validade, ainda está próprio para o consumo. No entanto, é preciso ter bastante cuidado na hora de aproveitar os produtos fora da validade, mesmo aqueles que estejam congelados.

Abaixo, confira quais são as possíveis consequências de um alimento vencido quando consumido.

Atenção a data de validade

A melhor maneira de evitar problemas com produtos vencidos é se atentar a sua data de validade na hora da compra.

Devido à correria do dia a dia, as pessoas acabam não tendo tempo suficiente para verificar a data de todos os produtos na ida ao mercado. Como resultado, grandes chances de comprar alimentos vencidos (ou prestes a vencer).

Ainda, vender produtos fora da validade ou alterados é crime pela Lei 8.137/90 do código penal. Caso o cliente note qualquer tipo de irregularidade no estabelecimento pode exigir a troca ou a devolução do dinheiro.

Riscos da ingestão de alimentos vencidos

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa.

Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

Pessoas que sofrem com doenças crônicas, como é o caso dos diabéticos, têm mais chances de sofrerem complicações caso tenham uma intoxicação por ter ingerido algum alimento vencido.

Além das bactérias Escherichia Coli e Salmonella sp que são mais conhecidas e podem causar sérias infecções, outra bactéria que é uma das mais perigosas e chama-se Clostridium Botulinun está presente em alimentos enlatados que foram recontaminados ou que sofreram processamento térmico inadequado.

Esta bactéria pode causar botulismo, uma doença grave e fatal.

Alimentos vencidos que não devem ser consumidos  

Alguns alimentos em hipótese alguma devem ser consumidos se estiverem vencidos uma vez que podem causar sérios problemas de saúde. Veja agora alguns exemplos:

  • Embutidos: quando vencidos as bactérias já dominaram o produto e as suas toxinas podem causar sérias complicações;
  • Molhos de tomate: por ser um produto bastante sensível, sofre contaminação facilmente por bactérias e fungos;
  • Maionese: alimento feito à base de gordura e muito delicado. Se consumido quando mal conservado ou fora da validade pode causar sérios riscos as pessoas.

Abaixo, outros exemplos de alimentos vencidos que não devem ser consumidos:

  • Peixe;
  • Frango;
  • Pão de forma;
  • Leite;
  • Carne.

Organize a sua geladeira

Uma das melhores maneiras de evitar problemas por conta de alimentos vencidos é organizar bem a geladeira.

Os produtos que estão prestes a vencer devem ser colocados na frente dos outros para que possam ser utilizados primeiro.

Estarem armazenados na geladeira não significa que os produtos estão bem conservados. É preciso armazenar os alimentos nos locais apropriados conforme orientação dos fabricantes e profissionais da área de qualidade.

Na porta, coloque os produtos que precisam apenas se manter gelados ou frescos visto que ali tem menos refrigeração.

Já no congelador ou Freezer armazene as massas e carnes já que esses alimentos têm prazo de conservação maior. Entretanto, não os conserve por mais de um mês já que podem acumular bactérias, mesmo que ainda estejam dentro do prazo.

Por fim, os alimentos vencidos podem gerar sérios problemas de saúde as pessoas e precisam ser evitados. Na hora de ir ao mercado, atente-se sempre a data de validade dos produtos e dê preferência àqueles que possuem um prazo maior.

 

A Controlare é uma assessoria em segurança alimentar e nutricional, formada por profissionais nutricionistas e veterinários que auxilia os estabelecimentos a estarem de acordo com as normas de Vigilância Sanitária e Controle de qualidade.
Através de assessoria administrativa e frequentes visitas ao local de trabalho, implantamos, treinamos e monitoramos as equipes de manipulação de alimentos quanto a normativas, processos e procedimentos.
Tenha a segurança de ter uma equipe de colaboradores treinada e acompanhada quanto a validade de produtos no seu estabelecimento. Diminua o desperdício e o risco. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos lhe ajudar de forma objetiva e acessível.

Tenha tua operação acompanhada constantemente, A Controlare Assessoria em Segurança Alimentar atua a 12 anos com o objetivo de auxiliar os estabelecimentos a estarem adequados às normas de Vigilância Sanitária, em âmbito nacional.

Entre em contato e saiba mais.

controlare@controlare.com.br
11 99633 5998 (whatsapp)
11 3828-2400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Rolar para cima

Contratar