Seu estabelecimento tem um colaborador capacitado para anotar a validade de todos os produtos?

Observar o prazo de validade dos alimentos é importante para que não venha a ocorrer desperdício. Nos dias de hoje, ninguém pode se dar ao luxo de jogar um alimento no lixo porque ficou impróprio para o consumo. Se houver planejamento, o nível de desperdício será bem menor.

Estabelecimentos atentos aos prazos de validade oferecem promoções aos clientes, alertando-os sobre as datas próximas de vencimento, contribuindo assim, para a redução de possíveis prejuízos.

Para tanto, é importante a contratação de um colaborador que se dedique a observar os prazos de validade. É um profissional que deve ser informado e orientado sobre o tema e que tenha como característica funcional a atenção. Um colaborador distraído certamente causará problemas.

Atenção especial deve ser data a mercadorias que já foram abertas e estão re-embaladas. O controle de estoque deve ser bem minucioso porque envolve a segurança alimentar dos consumidores.

 

Como estocar alimentos

Nem todos os alimentos são preparados para o consumo imediato dos consumidores. Dependendo do tipo de estabelecimento, bar, lanchonete, restaurante ou mercado, eles ficam armazenados para venda posterior.

Nesse caso o colaborador deve ficar atento ao estoque e alertar o gerente ou responsável sobre os prazos de validade e as condições ideais de armazenamento.

Exemplos: cereais, biscoitos, pães devem ficar em prateleiras secas e arejadas. Já carnes, peixes e demais perecíveis exigem refrigeração e congelamento. Frutas, verduras e legumes também exigem armazenamento adequado. Todos esses produtos devem passar por uma revista minuciosa diariamente. E o colaborador deve anotar os prazos de validade.

Há produtos, por exemplo, que não tem rotulagem de validade.

Uma fruta já apodrecida pode contaminar outras que estão sãs. Ainda que não haja uma etiqueta de validade nesse caso, a observância acurada do colaborador ajuda muito na gestão do estoque.

Esse profissional, evidentemente, precisa ser capacitado e ter o perfil para a função.

Ações que ele pode realizar:

  • Fazer o controle da validade dos alimentos;
  • Conferir a armazenagem dos produtos e se está tudo correto;
  • Fazer uma lista das mercadorias que estão disponíveis no estoque e todas que podem ser aproveitadas, de acordo com a sua data de validade.

Se o estoque for muito grande a instalação de um software para que o processo de controle seja automatizado pode ser de fundamental valia.  Alguns sistemas indicam a necessidade de repor o estoque assim como mostram os produtos que estão prestes a vencer, facilitando a gestão do estabelecimento quanto aos prazos de validade.

Nesse caso, é importante treinar um funcionário para ser o responsável por alimentar e acompanhar o sistema.

Outra forma de orientar os funcionários sobre a importância de consultar a validade dos alimentos é realizar palestras sobre o assunto. Uma sugestão é reunir a equipe e mostrar as vantagens de se evitar o desperdício. Isto trará otimização de estoque para o estabelecimento e contribuirá para a qualidade do meio ambiente, já que não haverá tanto lixo para ser encaminhado aos, locais de descarte.

Além de um funcionário capacitado e responsável por anotar a validade das mercadorias, é recomendável incentivar a equipe a dar sugestões de como evitar desperdícios. Isto aumenta a autoestima dos colaboradores, além de poderem surgir excelentes ideias nessas reuniões, tornando cada colaborador um parceiro do estabelecimento.

A CONTROLARE está apta a dar todas estas orientações, treinar os funcionários e dessa forma, contribuir para a melhor gestão do estoque do seu estabelecimento.

Agende uma visita e entre em contato pelos telefones 11 3828-2400 ou 11 3828-0808 ou mande um email para controlare@controlare.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Rolar para cima

Contratar