Investir em capacitação: mais produtividade e sucesso da empresa no mercado

Investir na capacitação dos funcionários é uma excelente alternativa para melhorar os resultados da empresa. Profissionais qualificados e sintonizados com a missão e os objetivos da empresa são uma garantia para que a organização possa se destacar no mercado, aumentando sua competitividade.

A capacitação evita retrabalho, desgastes entre os gestores e funcionários, além de criar um clima de confiança no desempenho de cada um, mais satisfação e interesse pelo crescimento da empresa.

Evidentemente, para ter sucesso, a empresa também necessita de equipamentos atualizados, de qualidade e estar antenada com os modernos processos tecnológicos cabíveis em seu ramo de atividade. Mas deve ter a clareza de que um equipamento ultramoderno não terá serventia se não houver quem consiga manuseá-lo a contento.

 

Uma estratégia na busca de resultados positivos

Empresas de sucesso investem no treinamento de sua equipe como uma estratégia para obter resultados positivos. Para o funcionário proporciona o desenvolvimento de novas habilidades, correção de procedimentos, mudança de conceitos. Além disso, o gestor pode aferir a absorção de conhecimentos do funcionário ou colaborador e avaliar sua aptidão para outras funções e cargos superiores.

Em última instância isso traz motivação ao funcionário, levando-o a buscar aperfeiçoamentos e uma elevação no quadro de carreira, desde que a empresa comporte outros postos de trabalho com maior responsabilidade e remuneração.

A capacitação também contribui para criar laços mais fortes entre a gestão da empresa e seus colaboradores. Nada mais saudável em uma empresa do que funcionários motivados, pró-ativos e interessados em seu progresso pessoal dentro dos quadros da organização.

 

Troca de experiências

Ao mesmo tempo, durante a capacitação, funcionários também podem dar sugestões sobre processos e procedimentos que podem ser úteis e importantes na rotina da organização. Podem, por exemplo, apontar fragilidades e dificuldades na prática de suas atividades, contribuindo para que a empresa, comprovada a deficiência, altere processos. Essa troca de conhecimento e experiência agrega valor tanto para a empresa quanto para o quadro de funcionários. Estes se sentirão instigados a contribuir para o sucesso da organização.

Em relação aos clientes, estes notarão o diferencial de uma empresa que proporciona conhecimento e qualificação aos funcionários e os envolve como parceiros em sua atividade.

Outro ponto fundamental na capacitação está no tema da segurança e prevenção de acidentes. Bem treinado e conhecedor dos sistemas de prevenção, o funcionário se sentirá mais tranquilo no cotidiano da empresa. E o gestor terá a segurança de que a saúde e a integridade física dos seus funcionários estarão garantidas.

 

  Importância do planejamento na qualificação

A capacitação dos funcionários deve envolver não só aspectos conceituais, mas principalmente exercícios práticos e, se necessário, repetidos para que fiquem guardados na memória e possam criar automação no desempenho.

A metodologia  deve ser alvo de planejamento com uma perspectiva de resultados a serem obtidos .Os materiais têm que ser cuidadosamente escolhidos, como textos, vídeos, palestras e exercícios práticos de procedimentos em cada função .É importante, ainda, avaliar a capacitação oferecida e modificar  seus rumos, caso se mostre insuficiente no cumprimento das metas  estabelecidas.

Investir em capacitação, evidentemente, envolve custos. Mas estes serão absorvidos com mais produtividade, menos desperdícios, satisfação dos funcionários, clima de harmonia dentro da organização e a boa imagem da empresa no mercado.

A CONTROLARE está apta a oferecer capacitação em sua área de atividade, vigilância sanitária. Para informações e orientações, agende uma visita e entre em contato pelos telefones 11 3828-2400 ou 11 3828-0808 ou mande um email para controlare@controlare.com.br.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Rolar para cima

Contratar