Adornos, brincos e celulares: como evitar o seu uso na cozinha

29/novembro
Boas práticas, Segurança Alimentar

Veja algumas regras de higiene pessoal que evitam a contaminação dos alimentos e como é importante evitar o uso de adornos pelos manipuladores de alimentos

Além da preocupação com uma alimentação mais saudável e que seja rica em substâncias benéficas, a equipe de cozinha também precisa ter total atenção com os alimentos para que eles estejam livres de agentes causadores de doenças.

Os causadores de doenças, como é o caso de agrotóxicos e bactérias, afetam a saúde dos seus consumidores e para evitar a sua presença é necessário ter um cuidado especial por parte dos seus manipuladores.

Agora, neste artigo, veja algumas regras de higiene pessoal que evitam a contaminação dos alimentos e como é importante evitar o uso de adornos pelos manipuladores de alimentos. Confira!


O uso de adornos pelos manipuladores de alimentos deve ser evitado

A função do manipulador de alimentos vai além de apenas vestir o seu uniforme e ter consciência sobre as regras básicas de higiene pessoal é essencial.

Ter esse conhecimento ajuda a reduzir ou até mesmo eliminar as chances de os alimentos serem contaminados durante a sua manipulação e seguir a risca as regras de higiene pessoal é muito importante por parte da equipe de cozinha.

Ainda, os manipuladores de alimentos não precisam se preocupar apenas em entregar pratos bem produzidos e apetitosos aos seus clientes, mas também devem cuidar e preservar a sanidade dos alimentos que são fornecidos em sua empresa.

Em relação aos adornos, os manipuladores de alimentos não devem utilizar pulseiras, anéis, relógios de pulso, brincos, colares, alianças, presilhas, crachás ou qualquer objeto que de certa forma favoreça a contaminação biológica por conta do acúmulo de resíduos.

Dessa maneira, além de o uso de adornos pelos manipuladores de alimentos precisar ser banido, outras regras ligadas a higienização devem ser seguidas e são elas:

Uso de uniformes

Como citado, a equipe de cozinha precisa utilizar o uniforme adequado e algumas características que devem ser consideradas são a cor (de preferência branco ou claro), estar em perfeito estado de conservação, ter um bom aspecto visual e ser trocado diariamente.

Além do mais, os sapatos precisam ser fechados e a rede ou toca são itens essenciais para que não exista o risco do cabelo dos manipuladores cair sobre os alimentos.

Higiene das mãos e antebraços

As mãos dos manipuladores de alimentos precisam estar sempre limpas assim como as suas unhas, que também necessitam estar aparadas. Elas precisam ser higienizadas sempre que o expediente começar, o manipulador se alimentar ou fumar, após usar o banheiro e se caso ele entre em contato com o lixo ou outros resíduos.

É importante que a equipe de cozinha lave bem as mãos e os antebraços com água corrente e sabonete líquido antisséptico e durante o processo, deve-se limpar muito bem entre os dedos e as unhas.

Não utilizar adornos

E é claro, durante todo o período em que estiver manipulando alimentos, o profissional não deve jamais utilizar adornos para evitar a sua contaminação.

Portanto, para que a equipe tome o conhecimento adequado acerca do uso de adornos pelos manipuladores de alimentos, informe-os sobre os riscos de utilizá-los durante o expediente, quais devem ser evitados e que todos precisam trabalhar em conjunto para evitar a contaminação dos alimentos.