Os produtos do seu estabelecimento estão com a validade em dia?

31/janeiro
Boas práticas, Segurança Alimentar, Vigilância Sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA alerta sobre a necessidade de observar a vigência de um alimento, pois há fatores como fungos e bactérias que atuam para sua deterioração.

Todo estabelecimento que opera na área de alimentos deve estar atento ao prazo de validade de seus produtos. A saúde das pessoas pode estar em risco ao ser consumido alimento com prazo de validade vencido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA alerta sobre a necessidade de observar a vigência de um alimento, pois há fatores como fungos e bactérias que atuam para sua deterioração.

Os prazos de validade devem constar em rótulos, conforme resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA-RDC no. 259 de 20/09/2002 e não podem induzir o consumidor a erro. Da mesma forma, a Lei no. 8.078 de 11/09/1990-Código de Defesa do Consumidor estabelece que a oferta, apresentação dos produtos e datas devem estar claras, precisas e em língua portuguesa. A obrigatoriedade da rotulagem sobre prazos de validade é exigida aos alimentos que são preparados na ausência dos clientes. Explica-se: um sanduíche ou pastel frito na hora, evidentemente não conterá rotulagem sobre validade. Mas, se ficar em exposição para venda como os sanduíches embalados, estes devem conter a  validade.

A mesma Resolução da Anvisa estabelece como deve ser escrita a datação e as expressões a serem utilizadas. A CONTROLARE, por meio de seus técnicos orienta sobre a rotulagem correta, importante para que o estabelecimento não venha a ser responsabilizado por problemas decorrentes do prazo de validade.

 

Elementos que afetam o prazo de validade

 

Os alimentos podem ser afetados de várias maneiras pelo vencimento de prazo hábil para o consumo. Há questões de temperatura, características físicas e químicas, a exemplo de produtos secos, horti-fruti-granjeiros, e os que devem ser resfriados ou congelados, a exemplo de carnes e peixes, entre outros.

Há também questões como embalagem, alteração nos produtos de insumo e vários outros fatores. Por ser muito extensa a enumeração das características e condições de cada produto em relação ao prazo de validade não caberia aqui descrevê-las. Mas, os especialistas da CONTROLARE estão aptos a orientar sobre todos esses itens para que os produtos comercializados não venham a sofrer uma proliferação de micro-organismos patogênicos.

 

 

O controle das datas de vencimento

Uma dificuldade que pode envolver os estabelecimentos que operam com uma grande e variada quantidade de produtos alimentícios é o controle dos prazos de validade.

Algumas dicas podem ajudar o proprietário a fazer a gestão de seu estoque:

  • Conhecer a demanda dos produtos e mercadorias para que não sejam adquiridas em excesso e fiquem encalhadas, perdendo o prazo de validade. Essa demanda pode estar relacionada com apelos publicitários, sazonalidade e outros fatores para os quais é preciso estar atento.
  • Estabelecer um planejamento para as compras para que, ao processar os insumos, o restaurante, lanchonete ou estabelecimento afim não venha a ser surpreendido por um prazo de validade exíguo.
  • Utilização de ferramentas de software, caso o estabelecimento opere com grande quantidade de itens.
  • Os softwares, hoje disponíveis em grande quantidade no mercado, podem ajudar na criação de um sistema integrado de gestão. Dessa forma, o proprietário pode ficar mais tranquilo em relação aos prazos de validade na compra de insumos e venda de seus produtos.

A gestão integrada permite que o proprietário do estabelecimento conheça a sua organização como um todo, facilitando a compra e venda de seus produtos, permitindo uma facilidade maior na atenção aos prazos de validade.

Todas essas informações e orientações são fornecidas pela CONTROLARE, empresa que atua no mercado de vigilância sanitária há mais de uma década e hoje conta com mais de 1500 clientes. A área de alimentos é regida por inúmeras leis, resoluções e normas que devem ser cumpridas para que o estabelecimento não venha a sofrer penalidade por infrações. Frequentemente até por desconhecimento e não por má-fé. A CONTROLARE oferece toda essa orientação e deixa o proprietário ou gerente seguro de que está cumprindo todas as normas legais.

Para conhecer os serviços da CONTROLARE entre em contato conosco nos telefones (11) 3828-2400 ou (11) 3828-0808 e agende uma visita.