O que é Gerencia Geral de alimentos da ANVISA GGALI

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma autarquia do Ministério da Saúde, é responsável pelos processos de regularização do mercado de alimentos e medicamentos.

A GGALI (Gerência Geral de Alimentos) é uma unidade administrativa da Anvisa no que tange à registro de alimentos.

Para se desenvolver novos produtos e tecnologias a principal prioridade é a segurança

Alimentar, assim, com o aumento de informação e exigência do consumidor, em 2020 o cenário alimentar teve que ser totalmente adaptado.

“O ano de 2020 foi particularmente desafiador para todos nós. No entanto, a capacidade de resiliência, o empenho, a dedicação e o comprometimento da equipe permitiram que superássemos os desafios e melhorássemos ainda mais os resultados positivos”, afirmou a gerente geral da área, Thalita Lima em uma entrevista dada a Liga Insights.

Com o crescimento do trabalho remoto, e da predominação do Delivery novos desafios foram implementados, mas também novas chances de crescimento nesses âmbitos, pois cada vez os consumidores estão mais exigentes com os alimentos e a segurança dos alimentos.

Ainda de acordo com Thalita Lima “A mudança do cenário de alimentação tem ocorrido, em grande parte, a partir de uma exigência dos próprios consumidores. Assim, empoderar esse grupo com informações claras e precisas e a partir de estratégias de educação é fundamental para impulsionar a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos. Por outro lado, é necessário reconhecer que ainda existem mitos e incertezas científicas sobre os reais riscos e benefícios de determinados alimentos e orientações dietéticas, os quais devem ser tratados com transparência pelos órgãos de governo, que precisam assumir um papel pró-ativo na comunicação com os consumidores.”

O papel da ANVISA na regulação sanitária dos alimentos tem um ciclo:

  • Primeiro se cria uma regra em busca que ela seja compatível com as inovações já se calculando o risco, e é necessário que haja uma flexibilidade para permitir que as inovações emerjam e que não haja obstáculos desnecessários ao comércio;
  • Agora os agentes têm um papel importante em analisar se a regra esta sendo seguida de forma que se garanta a segurança alimentar.
  • Após isso é analisado se a regra atingiu seu objetivo regulatório e se os resultados estão ocorrendo conforme previstos inicialmente;
  • O Regulamento é revisto e todas as práticas da fiscalização dos agentes também as melhorias necessárias de acordo com as fases anteriores são implementadas nessa última etapa.

 

Este ciclo regulatório acontece da mesma maneira com os todos os novos produtos, e com a complexidade de inovação inerente implementado ao produto em si.

 

 

Por este motivo é tão importante o Relatório de Atividades de Gestão da Gerência Geral de Alimentos da Anvisa, que foi lançado esse mês pela Anvisa.

De acordo com a ANVISA,
as informações do relatório estão organizadas em cinco blocos:
1. Regularização, com foco nos números relativos à entrada, saída e tempo de análise de petições;
2. Regulamentação, focada na conclusão dos temas da Agenda Regulatória vigente;

  1. Comunicação com a sociedade, visando o aprimoramento da qualidade do atendimento aos diferentes públicos e o alto nível de satisfação dos usuários;
  2. Medidas adotadas pela área para enfrentamento da pandemia de Covid-19; e
    5. Indicação das perspectivas e dos desafios para 2021.

 

 

Tem dúvidas sobre segurança alimentar e todos os processos regulatórios em seu estabelecimento?

Conte com a Controlare para regularizar seu comércio ou sua indústria de alimentos.
Assessoria Regulatória, Visitas on the job, análises laboratoriais, e muito mais.

Para maiores informações, entre em contato:

controlare@controlare.com.br,
55 11 99633 5998 (whatsapp),
55 11 3828-2400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Rolar para cima

Contratar