Como armazenar corretamente os alimentos

19/março
Segurança Alimentar

Armazenar corretamente os alimentos faz parte dos cuidados diários com a higiene alimentar.  Esses cuidados eliminam a exposição de riscos à saúde.

Os riscos se dão principalmente por meio de doenças transmitidas por alimentos. Para evitá-los, é preciso saber guardar os alimentos em recipientes adequados e de acordo com a temperatura ideal.

 

Portanto,  é preciso se atentar para algumas práticas importantes. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Motivos para armazenar corretamente os alimentos

 

 

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre por que armazenar corretamente os alimentos. Cada tipo de comida exige um tipo de armazenamento diferente.

 

Isso varia também de acordo com as características de conservação e da estimativa de quando será consumido.

 

Para saber as vantagens de armazenar os alimentos de forma adequada, veja a seguir alguns motivos:

 

  • Melhora a conservação dos alimentos
  • Prolonga o tempo de predisposição para o consumo
  • Evita a contaminação por micro-organismos
  • Evita a intoxicação alimentar
  • Evita o desperdício
  • Gera economia

Como armazenar corretamente os alimentos

 

 

Neste tópico, daremos algumas dicas de como armazenar corretamente os alimentos.

 

Verduras e legumes

 

As folhas de alface, couve, rúcula e hortelã são de certa forma sensíveis e estragam ou murcham mais facilmente.

 

Então, para que elas durem mais tempo na geladeira é importante guardá-las secas e não úmidas ou molhadas.

 

É importante também que elas sejam armazenadas na parte inferior da geladeira.

 

Já os legumes podem variar quanto à necessidade ou não de serem armazenados na geladeira. Por exemplo, a batata pode ficar de fora, mas no caso do tomate não.

 

Outros legumes que podem estragar rapidamente se ficarem fora da geladeira são a cenoura e o brócolis.

Frutas

 

O ideal para grande parte das frutas é que elas sejam mantidas à temperatura ambiente. Porém, algumas precisam ser refrigeradas, como é o caso da uva, do mamão e da melancia.

 

Além disso, sempre que você cortar a fruta é preciso guardá-la na geladeira, para não atrair insetos ou micro-organismos. Assim, ela será preservada por mais tempo.

 

Para armazenar corretamente os alimentos, as frutas, assim como as verduras e os legumes, devem ser guardados na parte inferior da geladeira.

 

Nesse local as temperaturas não são tão baixas quanto na parte superior.

 

Além disso, alguns alimentos, como a banana, liberam substâncias que aceleram o amadurecimento. Então, deixe-a em uma embalagem separada.

Carne

 

A carne precisa ser armazenada no congelador para não estragar. O tempo máximo que ela pode ficar na geladeira é de 48 horas. No congelador, ela fica preservada por meses.

 

Alimentos enlatados

 

Os alimentos enlatados podem ficar fora da geladeira apenas antes de serem abertos. Depois disso, deve-se armazená-los na geladeira, de preferência por no máximo 48 horas. Ou de acordo com a indicação do rótulo.  

Iogurtes e similares

 

Alimentos como iogurte, leite, requeijão e queijos devem ser guardados na parte superior da geladeira para serem devidamente conservados.

 

Alimentos secos

 

Alimentos secos como bolachas, amido, farinha, açúcar, arroz, farofa e grão podem ser armazenados à temperatura ambiente sem problemas.

 

Para armazenar corretamente os alimentos, depois de serem retirados dos invólucros, é recomendável guardá-los em potes fechados.

 

Dessa forma, evita-se atrair agentes contaminantes.

 

Alimentos que serão consumidos no curto prazo

 

Os alimentos que serão consumidos rapidamente podem ser guardados nas prateleiras intermediárias da geladeira ou na porta. Por exemplo, molhos, bebidas e comida em geral.

 

 

Posso usar embalagens para armazenar alimentos?

 

As embalagens de plástico não são a melhor opção para armazenar alimentos na geladeira ou no congelador.

 

Isso porque o contato de alimentos quentes ou congelados com o recipiente de plástico pode provocar a liberação de substâncias nocivas à saúde.

 

Prefira utilizar filme plástico, papel alumínio ou potes de vidro.

 

Covid-19: como esterilizar embalagens de alimentos antes de colocá-los no armário?

 

Alimentos embalados também precisam passar por uma higienização básica antes de serem guardados no armário.

 

O indicado é lavar as embalagens com água e sabão, ou utilizar um pano com álcool gel. Isso porque o coronavírus pode sobreviver alguns dias nessas superfícies. Então, para minimizar os riscos de contaminação, todo cuidado é válido.

 

Além da precaução contra a Covid-19, higienizar a embalagem dessa forma também previne outros problemas. Essa é uma etapa essecial para armazenar corretamente os alimentos.

 

Por exemplo, pode ser que desde o estoque até a entrega aquela embalagem tenha passado indevidamente pela presença de urina ou fezes de insetos. Ou mesmo de outros animais, como roedores e aves.

 

Principalmente se os estabelecimentos alimentícios de origem não adotam boas práticas e se não seguem as normas da Anvisa quanto a esses critérios.

 

Então, para se prevenir, guarde as embalagens no armário depois de higienizá-las.

 

Já no caso em que você faz pedidos por delivery, procure sempre empresas confiáveis. No momento em que receber seu pedido, faça a higienização da embalagem com álcool gel também antes de abri-la.

 

Prefira consumir o alimento em outro recipiente e não diretamente naquele em que foi entregue.

 

O que achou das dicas sobre armazenar corretamente os alimentos? Compartilhe este post e siga a Controlare nas redes sociais!

 

 

Para ter uma assessoria completa da análise de procedimentos alimentícios em seu estabelecimento, entre em contato com a Controlare!

11 3828-2400 – 11 3828-0808

controlare@controlare.com.br